Pular para o conteúdo

Projeção Moto Parts

Mulheres no guidão! – As pioneiras do motociclismo.

  • por

Vamos conhecer, juntos, as mulheres que nos ajudaram a mover o mundo! 

Para começar, você sabia que a primeira mulher a competir e a ganhar uma corrida, foi uma menina de apenas 18 anos de idade? Em 1930, Dorothy Robinson  ganhou o seu primeiro troféu na corrida Endurance Flint 100, na Austrália.


(Dorothy Robinson)

Já em 1962, na Irlanda, Beryl Swain foi a primeira mulher a participar do evento oficial Tourist Trophy que acontecia  na lendária Ilha Man, entre a Irlanda e o Reino Unido. A corrida aconteceu em 1962 e Beryl realizou o percurso montanhoso pilotando uma Itom 50cc. Beryl ficou em 22º lugar, após ter largado em 36º e sua participação ficou marcada como o primeiro ano em que uma ultra-leve como a Itom 50cc ganhou status em um campeonato mundial. 


(Beryl Swain)

Em 1993, Katja Poensgen deu início a  sua carreira no campeonato ADAC Junior Cup, com apenas 17 anos, e se tornou a primeira mulher a vencer o Junior Cup. Em 2001 Katja se tornou também, a única mulher a concorrer ao Mundial de GPs na categoria 250cc. Hoje em dia ela é comentarista e apresentadora na Alemanha.


(Katja Poensgen)

Agora uma representante brasileira admirável!

A primeira pessoa brasileira a pilotar 1.000 milhas em apenas 24 horas no desafio Iron Butt (desafio muito conhecido no motociclismo internacional), foi uma mulher! Virgínia Barbosa, de Minas Gerais, pilotou sua Ducati Monster 797, o percurso que equivale a 1.600 quilômetros. Inspirador né?


(Virgínia Barbosa)

Leia também:

Você sabe qual foi a primeira magrela a mover o mundo?
As motos que moveram o mundo em 2022  

Referências bibliográficas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *