Tirar a Carteira Nacional de Habilitação de moto (categoria A) é um sonho de muitos assim que completam 18 anos. Chegado o momento, você sabe os requisitos ou como funciona o processo para se tornar oficialmente um motociclista habilitado? Vamos ver abaixo:
1º passo: para começar, você deve fazer o cadastro no site do Detran de seu estado e agendar um atendimento presencial para apresentação de documentos, como: RG, CPF, comprovante de residência atualizado (entregando também, as respectivas cópias). No mesmo dia também serão coletados os seus dados biométricos e a assinatura.
2º passo: realizado o passo anterior, se iniciam então os exames de saúde física e mental. Além de uma avaliação psicológica. Tudo isso é obrigatório para dar início ao processo da 1ª habilitação e os exames devem ser realizados em clínicas de profissionais credenciados pelo Detran.
3º passo: estando tudo OK com as documentações e aprovação nos exames clínicos, você deve se matricular na auto escola, que também deve ser credenciada no Detran. Nela você terá 45 horas/aula do curso de instrução teórica sobre as leis de trânsito que envolvem o ato de dirigir como, por exemplo: noções de direção defensiva, primeiros socorros e mecânica básica, entre outros. Concluindo o curso teórico, você irá realizar um exame sobre ele e, em caso de aprovação, se iniciará as aulas práticas sob a supervisão de um instrutor.
4º passo: por fim, chegará o tão esperado e temido dia da prova prática de moto. Claro que, antes de poder realizar o exame prático são sempre exigidas pelo menos 20 horas/aula. Todas as aulas deverão ser realizadas em local especificamente preparado, que simula o roteiro do exame ou, em alguns casos, no próprio lugar onde será feita a avaliação pelos fiscais do Detran.
Lembrando que a aprovação no exame prático não dá acesso direto à CNH oficial: durante um ano o recém-habilitado usará um documento chamado PPD, a Permissão para dirigir. Ela tem validade de um ano, período no qual as multas – uma gravíssima, grave ou ainda mais de uma média – fará todo o processo voltar a zero. Ou seja, você só terá a CNH definitiva em mãos, depois de um ano de bom comportamento no trânsito. Então fique esperto e siga corretamente as leis de trânsito sempre respeitando as normas.
Se estiver se preparando para tirar a sua carta, boa sorte, esperamos que você tire de letra. Já tem a CNH? Mande estas dicas para quem está pensando em tirar. E, claro, continue movendo o mundo!
Leia também:
As motos que moveram o mundo em 2022
Vistoria de motos – Pontos indispensáveis para ficar atento (a)!